Marcadores: ,

We Dare: Jogo sensual provoca polêmica e mostra a face "adulta" do Nintendo Wii

"Nós Ousamos" - um nome que diz tudo

Por Pedro Zambon

Para quem sempre pensou que o Nintendo Wii só usava jogos de crianças a Ubisoft lançou no dia 11 de março um jogo que promete acabar com isso: O We Dare.

O Nintendo Wii é um console que, apesar do grande sucesso de vendas, se estigmatizou por trazer jogos mais infatilizados que seus concorrentes.

Em uma comparação, o site GameRankings classifica como os mais bem avaliados jogos do Wii os dois jogos da série Super Mario Galaxy, a última versão da consagrada série Zelda, Twilight Princess, e o bem sucedido jogo do gênero puzzle, World of Goo. Já em relação ao Xbox360 da Microsoft, o mesmo site coloca Grand Thief Auto IV, Mass Effect 2 e Red Dead Redemption - jogos carregados de violência, histórias complexas e temática adulta.

Descrição do Jogo

Como o próprio nome do jogo sugere (“nós ousamos”, em uma tradução livre), o game apelará para joguinhos sensuais entre amigos...


São 40 minigames que exploram ao máximo as possibilidades do controle com sensor de movimentos do console. Entre as atividades está, por exemplo, uma corrida para realizar um strip-tease, outra corrida em que são usados tapinhas no bumbum para que os personagens virtuais acelerarem, ou até mesmo beijar o controle para fazer com que os avatares do game comam uma maçã.
As atividades estão separadas em cinco temas como "encantador", "persuasivo", "aventureiro" e "picante".



Polêmica

A maior polêmica em torno do lançamento do jogo é o anúncio que ele está classificado apenas para maiores de 12 anos. Seu lançamento foi cancelado nos EUA e no Reino Unido, alegando que a campanha de marketing do jogo encorajaria sexo entre menores e a prática de orgias.

Uma matéria divulgada pelo site Daily Mail sugere que a principal motivação para a proibição do jogo tenha sido a pressão dos pais. Os pais foram os que mais reclamaram do lançamento. Laura Pearson, de 52 anos, diz que ficaria estarrecida se soubesse que sua filha de 13 anos jogou um game com conteúdo altamente sexual com garotos. Para ela, o jogo encoraja o sexo entre menores de idade e afirma ainda que o Wii é um console para famílias e, portanto, tal tipo de game é totalmente inadequado.

No entanto, o site especializado em games, IGN divulgou uma declaração do PEGI (orgão responsável pela classificação indicativa dos games na europa) que a avaliação se baseou no jogo e si e não no vídeo promocional (acima) que promove a jogabilidade de maneira mais sensual.

Apesar da proibição nos EUA e Reino Unido, não há nenhum movimento para ocorrer sua censura no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário