Marcadores: , , , , ,

'Harry Potter' e 'Mad Men' juntos na Rússia

Radcliffe e Hamm contracenando em A Young Doctors Notebook: atores interpretam o mesmo personagem.

Imagine o seguinte cenário: um médico recém-graduado chega a um hospital para dar o pontapé inicial em sua carreira. Agora, acrescente a isso os seguintes fatos: esse jovem doutor é inseguro, pouco higiênico, fuma um cigarro atrás do outro, e o hospital fica em uma cidade minúscula no interior da gelada Rússia, às vésperas da revolução. Esse é o ambiente enfrentado personagem de Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, na comédia A Young Doctor's Notebook.

A minissérie produzida pelos britânicos da Sky Arts conta a história de Vladimir Bomgard, interpretado em duas fases de sua vida: Jon Hamm (Mad Men) representa o médico em sua fase adulta, relendo os diários que escreveu na distante vila de Muryovo, com 25 anos, quando estreava na carreira médica. O ator que encarna a versão jovem de Bomgard é ninguém menos que Daniel Radcliffe.

Com o humor ácido e tendendo ao politicamente incorreto tão tradicional aos britânicos, o enredo da série acompanha o dia-a-dia da inusitada e pequena equipe - quatro pessoas, apenas - do centro médico de Muryovo. Vivendo em uma espécie de cofinamento, já que a neve nunca para de cair e praticamente não há civilização em um raio de 80 km dali, Bomgard se mostra inseguro e às vezes até com propensões a uma conduta anti-ética.

Além dos problemas externos vividos pelo jovem médico, há também um conflito interno muito bem construído: apesar de reviver a sua juventude em flashback, a versão mais velha de Bomgard aparece e faz intervenções, discute e briga com sua versão mais jovem. As cenas de Hamm e Radcliffe juntos, aliás, são um dos pontos fortes do seriado. Tudo com uma dose de humor afiado e bastante controverso.

Essa também é uma boa oportunidade para quem queria ver Radcliffe em ação mais uma vez fora de Harry Potter. Isso porque o jovem ator inglês deixou muito a desejar em seu desempenho no filme A Mulher de Preto (The Woman in Black, 2011), com uma atuação pouco segura e convincente. Em A Young Doctor's Notebook, Radcliffe mostra que amadureceu e finalmente consegue encarnar um papel que exija essa maturidade com proeza.

Jon Hamm, protagonista da série Mad Men, também dá um show com participações brilhantes durante o minisseriado, na pele de Bomgard adulto, que convive com problemas relacionados ao vício em morfina enquanto relembra de sua juventude de forma pouco nostálgica.

A minissérie foi inspirada em A Country Doctor's Notebook, obra de Mikhail Bulgakov. A coletânea de pequenos textos, publicados originalmente em um jornal russo, conta as experiências de Bulgakov como médico recém-formado em Smolensk. Isso, claro, antes que ele abandonasse a carreira médica para se dedicar à escrita.

A primeira temporada de A Young Doctor's Notebook tem quatro episódios. Segundo o The Guardian, a Sky confirmou, de maneira não-oficial, uma segunda temporada nessa semana. Pra quem é viciado em séries, está procurando algo novo pra assistir e não se importa com uma dose de tragicomédia, o minisseriado inglês é uma ótima pedida.


0 comentários:

Postar um comentário