Dia 25 de maio, dia conhecido como o Dia da África, por curiosidade. Mas para pessoas com um conhecimento que ultrapassa as barreiras do óbvio e do comum, este também é conhecido como o Dia do orgulho nerd, ou ainda Dia do orgulho geek, e, para os que mais comemoram a data, este dia também é conhecido como o Dia da toalha.
Não conhecem? Não entrem em pânico!
Não conhecem? Não entrem em pânico!
O objetivo do dia da toalha é simples e claro: carregar uma toalha consigo durante o dia inteiro, em homenagem a Douglas Adams. A criação do dia da toalha se deu como homenagem a este escritor, autor da saga "O guia do mochileiro das galáxias", em cujo livro homônimo dedicou uma página inteira aos usos da toalha para um mochileiro das galáxias:
"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitá-la em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente
limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha "acidentalmente perdido". O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."![]()
O que talvez poucos saibam é que o dia da toalha é comemorado desde 2001(no Brasil, desde 2004), mas o dia do orgulho nerd começou apenas em 2006, na Espanha. Além disso, a data foi escolhida, por problemas de organização, duas semanas após o falecimento de Douglas Adams, embora alguns fans na época e hoje se perguntem: por que não 42 dias? O que se pode responder com um simples motivo: a resposta para a pergunta fundamental da vida, do universo, e tudo mais não cabe nesta questão, além de ser muito extenso.

As datas do dia do orgulho nerd e da toalha se coincidem, mas não de forma contraditória, afinal, como pode um livro que conta uma divertida e incrível história de ficção científica não ser considerado como parte da cultura nerd?
0 comentários:
Postar um comentário