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Game de Ponta - Company Of Heroes (PC)




Sou um grande fã do gênero RTS (Real Time Strategy ou Estratégia Em Tempo Real), desde a primeira vez que tive contato o demo de Age Of Empires. A série foi talvez a que mais joguei a minha vida toda. E infelizmente foi muito tarde que conheci Company Of Heroes, desenvolvido pela Relic Entertainment e distribuído pela THQ, lançado para PC há 6 anos atrás, e que só fui descobrir há alguns meses.

Mesmo sendo um jogo de 2006, COH está longe de ser ultrapassado. Os gráficos são surpreendentemente realistas para a época em que foram produzidos e os entusiastas da Segunda Guerra como este que vos fala, vão encher os olhos: As representações de veículos, armas, uniformes e ambientes são completamente fiéis. O trabalho visual é tão bem feito, que mesmo aproximando a câmera ao máximo, os detalhes e qualidade da imagem permanecem. A jogabilidade está entre as melhores do gênero e os efeitos sonoros são de primeira. Mas vamos por partes.

COH se passa na Segunda Guerra Mundial, e é possível jogar com o exército americano e alemão (a poderosa Wehrmacht). Porém, a campanha só é jogável com os ianques, que reproduz a missão de libertação da França, a famosa operação Overlord. A primeira expansão lançada, Opposing Fronts adiciona a facção inglesa, e uma campanha jogável com os alemães. 



Quem já está familiarizado com RTS's não vai ter grandes problemas pra entender os comandos do jogo. Caso contrário, o tutorial deixa tudo bastante esclarecido. O sistema básico do jogo é o de produção de três recursos básicos: munição, poderio humano e combustível, que podem ser obtidos através da capturas de pontos, que também vão se tornar parte do seu "território" no mapa. Com recursos suficientes, é hora de começar a construir seu exército. Tomemos como exemplo a facção americana: Você inicia com um QG, da onde podem ser produzidos Engenheiros, a unidade básica de cada facção, que seriam os similares aos aldeões no Age Of Empires, por exemplo. Os engenheiros podem construir tanto defesas como sacos de areia, armadilhas anti-tanques, minas e ninhos de metralhadora, quanto edifícios que irão produzir outras unidades como Barracks e Motor Pool. A partir dessas construções, se tiver recursos suficientes, você pode começar a produzir suas unidades que vão desde soldados de infantaria, snipers, times de morteiro e times de metralhadora até jipes para reconhecimentos e tanques. Outra ferramenta bastante interessante de COH, são os "Advantage Points" que são adquiridos conforme o jogador vai causando derrotas aos adversários. Você pode trocá-los por benefícios que vão te auxiliar no campo de batalha e são inúmeros: Suporte de artilharia, reconhecimento aéreo, bombardeio aéreo, melhoria de veículos, reforços de pára-quedistas, infantaria pesada etc. Esse recurso é essencial para o sucesso de sua campanha e pode ser extremamente útil caso esteja perdendo ou em uma situação complicada.



Pra muita gente, jogo de estratégia é sinônimo de jogo chato. COH está longe disso, é divertidíssimo! Se você não gosta do genêro, ao menos vai se entreter por horas explodindo inimigos com o brutal canhão Howitzer e ver seus corpos voando pelo mapa, ou destroçar tudo com um tanque. A mecânica de destruição completa do ambiente dá um brilho especial ao realismo do jogo: Basta mandar seu tanque de guerra em direção a um muro que você o verá destruído em pedaços, ou dar a ordem de fogo em direção a  uma casa para vê-la desmoronar. Mas isso não significa que tudo se resume a mandar todo seu contigente atacar na maior tática Rambo. A estratégia é um fator essencial se quiser ir longe no game. Deve-se ter paciência, coletar recursos, saber a hora de recuar e de atacar, acertar o equilíbrio entre infantaria, blindados e artilharia, tudo isso são pontos chave do esquema de COH. Por isso aconselho que inciantes joguem todas as missões para pegar bastante prática e aprender todos os macetes do game antes de enfrentar o Skirmish que não é nada fácil tanto online quanto contra a máquina.



Mesmo tendo sido lançado há um tempo considerável, Company Of Heroes está longe de ser um jogo datado e se estabelece como a experiência definitiva de game de estratégia com temática na Segunda Guerra Mundial (que teve seus primórdios em Commandos) e está sem dúvida entre os melhores RTS de todos os tempos. O jogo continua em alta no modo Multiplayer, com inúmeros jogadores espalhados e uma base considerável de fãs no Brasil. Se você, leitor, é fã de RTS, ou fã da WWII (ou dos dois como eu), compre, baixe, roube, dê um jeito, mas TENHA ESSE JOGO.

COH tem duas expansões oficiais: Opposing Fronts (recomendo) lançada em 2007, e Tales of Valor, de 2009, muito criticada por não adicionar nada de novo além de 3 novas campanhas, o que poderia ter lançado como DLC e não expansão. Para delírio dos entusiastas, a Relic anunciou há algumas semanas a tão ansiosamente aguardada sequência. Company Of Heroes II está previsto para 2013 e será dedicada a campanha soviética, onde a neve será um dos grandes desafios do jogador.

Se não estiver afim de esperar, é possível jogar o MOD (muito bem) feito por fãs, Eastern Front, que pode ser baixado de graça no site: http://www.moddb.com/mods/coheastern-front

Se quiser sentir um pouco da atmosfera de Company of Heroes, dá uma checada nesse gameplay: 



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