Estreia um novo quadro aqui no Comando Login: o Nostalgia Web! Nesse novo espaço, montaremos a história de alguns dos sites mais conhecidos desse maravilhoso mundo chamado internet. E para começar com o pé direito, o primeiro escolhido foi o saudoso orkut (com minúsculas mesmo, pois apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site a palavra está em minúscula).
O início
A rede social foi criada em 24 de Janeiro de 2004 tendo como objetivo ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. O nome escolhido para batizar a rede é uma homenagem ao seu projetista chefe, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten.
Inicialmente, o alvo do orkut era os Estados Unidos, mas a maior parte de seus usuários são brasileiros (30 milhões) e indianos (20 milhões). Tanto no Brasil, como na Índia, a rede social do Google é superada pelo Facebook.
A sede do orkut ficava localizada na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que ela seria transferida para o Brasil pelo Google Brasil devido ao grande numero de usuários ativos no país.
Evolução
- 22 de Janeiro de 2004: É lançado o orkut, trazendo essas carinhas simpáticas acompanhadas da pergunta “Quem você conhece?” em sua página de login.
Já naquele ano, o perfil dividia-se entre social, profissional e pessoal.
- Abril-Julho de 2005: O orkut ganha versões em onze novas línguas: português, francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, neerlandês, russo e chinês (tradicional e simplificado).
- Setembro de 2005: O orkut é integrado ao sistema Google Accounts.
- 21 de Abril de 2006: é criado um mecanismo mais amado/odiado da rede social: aquele que permite visualizar os visitantes recentes de seu perfil.
- 6 de Junho de 2006: O orkut atinge a marca de 20 milhões de usuários.
- 18 de Outubro de 2006: O orkut chega a 30 milhões de usuários.
- 28 de Dezembro e parte de 29 de Dezembro de 2006: O orkut fica fora do ar por mais de 24 horas. Ao tentar acessar o site, os usuários se deparavam com uma mensagem informando que ele estava em construção.
- 1 de Fevereiro de 2007: é criado um mecanismo que permite aos usuários adicionar vídeos ao seu perfil.
- 5 de Abril de 2007: São criados os tópicos no fórum das comunidades.
- 9 de Abril de 2007: O orkut chega a 50 milhões de usuários.
- 3 de Maio de 2007: É lançada a nova visualização de imagens dos álbuns, que permite que o usuário veja outra foto sem retornar à página com as imagens reduzidas.
- 30 de Junho de 2007: O orkut chega a 60 milhões de usuários.
- 5 de julho de 2007: O orkut divulga seu blog oficial, escrito pelo próprio Orkut Büyükkökten. Apesar do lançamento, a primeira postagem no blog data somente de 25 de junho de 2007.
- 1 de abril de 2008: O orkut altera temporariamente seu logotipo em consequência do Dia da mentira. A marca traz a palavra "yogurt", um jogo de letras com o nome da rede.
- 7 de agosto de 2008: O Google anuncia que o Google Brasil passa a ter o controle mundial do orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos.
- 29 de outubro de 2009: é lançado o "novo orkut". Durante a coletiva lançamento, foram apresentadas algumas novidades como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Também foi apresentado na coletiva, que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site.
- 17 de maio de 2011: Orkut ganha um novo logotipo após 7 anos de existência. O site também passa por uma leve reformulação estética.
Sucessos (ou não) do orkut
Fakes: como é comum às redes sociais, no orkut popularizou-se a criação de perfis fake. Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, o que deixa claro que eles são falsos. Não há nenhum tipo de regra ou lei que proíba esse tipo de perfil. No entanto, quando o perfil tenta passar-se por outra pessoa, seja ela viva ou morta, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica. '
Bate-papo: o orkut, assim como Facebook, tem seu próprio chat. A ferramenta aparece no pé da página, permitindo aos usuários que navegue e conversem on-line ao mesmo tempo.
Aplicativos: já em 2008 o orkut contava com mais de 600 aplicativos possíveis de serem associados aos perfis, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke e a Colheita Feliz.
Comunidades
As comunidades eram o grande trunfo do orkut: nelas seus usuários se agrupavam de acordo com suas preferências e gostos. Também havia as comunidades de humor, que fizeram muito sucesso na rede ao compartilhar trocadilhos e piadas em seus títulos, descrições e tópicos.
Privacidade
No orkut é possível controlar os níveis de privacidade de suas publicações, escolhendo que poderia ou não vê-las. O ato de bisbilhotar a vida de estranhos era dificultado pela ferramenta que permitia ver os visitantes recentes dos perfis.
Falhas de segurança
O orkut viveu muitas crises de seguranças, tendo se tornado um paraíso para a proliferação de vírus e worms. Através de links falsos, os hackers conseguiam acesso às contas dos usuários descuidados. Os arquivos virais instalavam-se e podiam desde mandar recados e depoimentos em massa, até conseguir acesso à todas as senhas do computador.
O orkut e os crimes
Brasil: no país, após a popularização do Facebook, o orkut acabou tornando-se uma terra sem leis, onde os usuários compartilhavam os mais diversos tipos de arquivos, incluindo músicas, filmes e seriados. Em 16 de março de 2009, a comunidade “Discografias”, a maior do Orkut para troca de músicas, com mais de 900 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais.
Mas a pirataria não era o único tipo de crime praticado na rede. Em 2006. a justiça do Brasil denunciou um estudante de 20 anos acusado de racismo contra pessoas com descendência africana, e espalhar textos difamatórios no orkut. Também houve no orkut uma onda pessoas divulgando fotos de menores de 14 anos, configurando casos de pedofilia.
Emirados Árabes Unidos: em 2006, o país seguiu o exemplo do Irã e bloquearam o site. Posteriormente no mesmo ano, esse bloqueio foi removido. Após críticas da imprensa, em 4 de julho de 2007 o site foi novamente banido, proibição que continua em vigor. A Árabia Saudita também bloqueou o site.
Dentre polêmicas, comunidades cheias de humor e muitos tópicos livres (e os joguinhos de comunidade), o orkut foi o rei da internet brasileira durante muito tempo, tendo perdido a majestade para o Facebook nos tempos mais recentes. Deu saudade? Corre de volta para lá, que o orkut ainda existe.