Marcadores: , , ,

Detona Ralph - Sobre games para gamers



Não é Marvel vs Capcom, Super Smash Bros ou Playstation Battle Royale, mas é um dos maiores encontros de personagens de games que o cinema já viu. Esqueça filmes como Street Fighter e Super Mário Bros, estamos falando de um filme que respeita o gamer oldschool: Detona Ralph (ou Wreck-it Ralph na versão ininglix).

Apesar de não ser um filme sobre um jogo específico, é um dos melhores filmes sobre vídeo-games já criado. Isso porque as referências são muitas. Calma, a gente chega lá. 

Detona Ralph (sim, Detona faz parte do nome do fera) é um vilão que, cansado de ser derrotado toda vez em seu jogo, cai em uma profunda crise de identidade: afinal, é bom ser mal? (Trocadilho que rola durante o filme todo). Seu objetivo no jogo é destruir o prédio para que o grande herói Conserta Félix Jr. (Fix-it Felix Junior) arrume, derrube o grandalhão Ralph do terraço e faça crianças diariamente felizes. Sem o reconhecimento de seu trabalho, acaba dividindo suas tristezas no encontro do Vilões Anônimos. Aqui, a festa de referências começa. Na roda, tomando um cafezinho que mal lhe cabe nas mãos está Bowser, ao lado de Zanguief, o fantasminha de Pac-Man e vários outros.

Olha a macacada reunida, conhece todos?
Detona Ralph é um filme sobre aceitação, ou melhor, sobre ser aceito. Alguém conhece um nerd gamer esperando que a sociedade o convide para o convívio social? Não é coincidência.

Mais uma vez, é um longa que respeita o gamer. E de vários modos. Primeiro na construção gráfica. Se estamos dentro de um jogo antigo em 8 bits, os ambientes (mesmo em 3D) respeitam isso. Por exemplo, quando Ralph (num rola de chamar o cara de Detona) quebra uma parede o contorno dela fica  pixelizado como em jogos 8 bits. Detalhes que fazem a diferença para os que gostam. 

O enredo também tem essa preocupação em transmitir uma determinada lógica e verossimilhança ao mundo virtual. Para que os jogos possam se encontrar, todas as máquinas são ligadas a um mesmo filtro de linha, transformados no filme na central de games. Uma saída criativa para interligar todos os mundos. 

Olha a casa pixelizada ali no fundo que foda
Se você está se perguntando se já jogou (ou seu pai jogou) Detona Ralph em algum fliperama, não se iluda, o game é fictício, mas tem uma carinha de "já te vi". Isso por que ele foi baseado no arcade de Donkey Kong, aquele em que ele era um vilão e jogava barris num certo encanador que tentava salvar uma princesa. Viu alguma semelhança entre os braços longos e o jeitão meio donkey dos dois? E quando o DK deixou de ser o vilão para virar o herói de seu próprio game? Isso são apenas algumas das "coincidências" do longa. 
Ainda tem uma clara mistura entre Halo e Call of Duty no jogo - também fictício - Missão de Herói (Hero Duty na versão original), o qual Ralph invade em busca de uma medalha. 

Com o enredo muito bem trançado entre os vários personagens, alguns trocadilhos e piadas geniais, o longa prende fortemente na poltrona do cinema.

Senta que lá vem história, spoiler e easter eggs

Mas a sensação que Detona Ralph traz do fundo da alma é a nostalgia. Difícil segurar a voz quando aparece essa ou aquela referência a um jogo. Aqui vão alguns easter eggs bobinhos: 

Na passagem dos anos, nas máquinas de fliperama é possível ver vários clássicos de arcade como Space Invaders e Frogger. 
No bar, Ryu tomando uma cerveja. 
Quando somos apresentados à Central de Jogos, Kammi e Chun Li andando juntas ao fundo. 

Easter Egg Bônus Mindfuck
Para quem não percebeu, quando o Rei Doce vai até o controle de NES para entrar no código do jogo aperta a sequência:




Conhece? É a manha mais famosa para muito dos jogos da Konami (aquela para todos os cheats de Mortal Kombat 3). Mindfuck!!!

Jogo Hero Duty, uma referência forte a Call of Duty e Halo
Vale a pena??

Sim. Se você é um gamer de carteirinha, esse é um filme que não pode faltar no seu repertório. Disney mandando muito bem no desenho, enredo e no final que .... bemmm ... só digo que é surpreendente. Reza a lenda que a versão original (ininglix) tem piadinhas que se perdem na dublagem. Assisti ao filme somente dublado e no 3D. Duas considerações aqui: palmas para a "atuação" de Marimoon (sim, é ela) na voz da pequena Venellope e de Rafael Cortez como Felix na versão brasileira Herbert Richards.

Quer saber quais personagens estão no filme, dá uma olhada nesse post do Cinesplendor, tá bem bacana.

Nota: 9 Pac-Mans


BÔNUS - Félix e Ralph pixelizados e em 3D






E o trailler pra fechar

0 comentários:

Postar um comentário