Marcadores: , , ,

E3 2013: Lightning Returns Final Fantasy XIII


Toda E3, gamers de todo mundo podem contar com uma coisa: a Square-Enix vai inventar os maiores e mais bizarros nomes que conseguir só para complicar a vida de todos (Dream Drop Distance, A Realm Reborn, Dissidia Duodecim vêm a mente no momento). Lightning Returns Final Fantasy XIII é o terceiro (e último) capítulo da saga de Lightning e companhia e, apesar de ter ficado na sombra de anúncios como Final Fantasy XV e Kingdom Hearts III, parece ser uma ótima maneira de concluir a presença de Final Fantasy na geração atual.

A história começa 500 anos depois do fim de Final Fantasy XIII-2 quando o mundo está a apenas... 13... dias do seu fim quando forças malignas começam a dominar o mundo e corromper tudo que encontram. É nesse momento que Lightning acorda de seu cochilo emprisionamento em um cristal para ser basicamente um messias durante o apocalipse. Isso mesmo, Lightning acaba de virar Jesus.O cenário é interessante, mas assim como XIII e XIII-2 a história vem embrulhada em termosbizarros e alienígenas (Bhunizelve, La'cie, Chaos, Nova Chrysalia, Schema), o que pode afastar novos jogadores. O que é extremamente triste, porque o gameplay do novo título é extremamente refrescante.

Amando ou odiando o sistema de batalha não é possivel dizer que ele não foi inovador e XIII-3 (já estou cansado de escrever esses nomes) dá um passo a frente no que diz respeito a velocidade de combate. Os menus e o encadeamento de ações vão embora, o que temos agora é um sistema semelhante ao da série Tales: habilidades são designadas para cada botão frontal do controle, com um deles sendo responsável para bloquear os ataques inimigos.

Obviamente o sistema não é tão simples e exige um pouco mais de estratégia, quando Lightning realiza uma ação ela gasta sua barra de AP, que enche com o tempo, quando essa barra se esvazia o jogador pode mudar o Schema que rege as ações da heroína e acessar uma roda completamente diferente de ações e, mais importante, uma barra de AP cheia. O resultado é um vai e vem constante entre os Schemas o que é algo extremamente divertido, principalmente quando se esta assistindo as animações belíssimas de Lightning. Alguns fãs da série talvez fiquem felizes em saber que as roupas de Lightning mudam com as mudanças de Schema, algo semelhante as dresspheres de Final Fantasy X-2

Aliás é importante ressaltar como a Square ainda consegue fazer LR FF XIII (fica ridículo até abreviado) parecer lindo mesmo com a nova geração mostrando toda a sua beleza logo do lado. Outro ponto a ser lembrado é a música que continua tão bem orquestrada quanto nos dois últimos títulos da série, vale a pena prestar a tenção.

O Retorno do Trovão, a Fantasia Final Treze Lightning Returns me pegou de surpreso e é com certeza um dos melhores exemplos de como se terminar uma geração. Só espero não ter que escrever nada sobre "Final Fantasy XV-2.5 Remix: Lumina Noctis" no futuro. Por favor Square, títulos simples. Lightning deve chegar nos consoles, 360 e PS3, em Fevereiro de 2014, um perigo já que muitos gamers já podem ter mudado seu "Schema" para a próxima geração. Entendeu? Schema? Do jogo?


0 comentários:

Postar um comentário