Marcadores: , , , ,

#facebook - Trending Topic


Demorou mas enfim vai se tornar realidade, para alegria de alguns e desespero de outros: o Facebook ganhará suporte a #hashtags. De forma gradual a partir de hoje, um bilhão de usuários terão acesso à função, que funciona há algum tempo no Twitter, Instagram e Google+. 

Segundo um post divulgado no Newsroom do Facebook por Greg Lindley (gerente de produto da rede social) as hashtags se tornarão clicáveis, servindo como forma de agrupar discussões em torno de um mesmo tópico.
A partir de hoje, hashtags serão clicáveis no Facebook. Semelhante a outros serviços como o Instagram, Twitter, Tumblr ou Pinterest, hashtags no Facebook permitem que você adicione contexto a um post ou indique que ele é parte de uma discussão maior. Quando você clicar em uma hashtag no Facebook, você verá um feed do que as outras pessoas e páginas estão dizendo sobre esse evento ou tópico.

Agora você pode:

• Buscar de uma hashtag específica em sua barra de pesquisa. Por exemplo:  #NBAFinals.

• Clicar em hashtags que se originam em outros serviços, como o Instagram.

• Compor mensagens diretamente a partir do feed de hashtags e resultados de pesquisa. 
Como sempre, você controla a audiência para suas mensagens, incluindo aquelas com hashtags.

Hashtags são apenas o primeiro passo para ajudar as pessoas a descobrir mais facilmente o que os outros estão dizendo sobre um tema específico e participar de conversas públicas. Nós vamos continuar a lançar mais recursos nas próximas semanas e meses, incluindo hashtags tendência [a.k.a Trending Topics] e insights mais profundos, que ajudam as pessoas a descobrir mais de conversas do mundo.
Até então o Facebook era a grande exceção dentre as redes sociais, já que não oferecia suporte ao recurso. Mas o cenário mudou. A pergunta que fica é: por quê a demora? Como aponta o jornalista John Herrman no BuzzFeed, o grande obstáculo à adoção das hashtags pela rede social de Mark Zuckerberg era o fato delas tornarem os posts públicos realmente públicos. Ao clicar numa delas, você é direcionado para uma lista que agrupa os posts com a mesma hashtag: possibilitando que mais para pessoas, além da sua lista de amigos curtam e comentem o que você publica. Se a adoção não fosse bem pensada, poderia dar margem a mais um escândalo sobre privacidade envolvendo a rede social.

E por que adotá-las agora? O Facebook talvez tenha enxergado que estava perdendo espaço na divulgação de informação em tempo real, o que para os anunciantes poderia significar a perda de um público mais engajado com a rede social. E quando se fala em perder anunciantes, os empresário piram, né? Afinal, menos anunciantes significam menos dinheiro em caixa.

Então fique atento na próxima vez que usar alguma #hashtag no Facebook, você pode ser um dos sortudos/infortunados pela novidade. Agora resta saber se as pessoas irão usar as hashtags de maneira correta ou se o Facebook vai virar um mar de pessoas em busca de likes e shares (não que já não seja).

0 comentários:

Postar um comentário