Marcadores: , , , , , , , ,

Apocalipse: 10 jogos para se preparar para o fim do Mundo - Parte 1

Que existe uma cacetada de jogos com a temática apocalíptica a gente já sabe, mas separamos em duas categorias pra facilitar tudo pra vocês. Falaremos de game que abordam o apocalipse Alien e o Nuclear.

Alien

Felipe Navarro

O mundo pode acabar a qualquer momento agora, e todo mundo precisa se preparar. Zumbis? Fácil. Guerra Nuclear? Pfft brincadeira de criança. Mas como você se treina para uma invasão alienígena? A não ser que você queira brincar de tiro ao alvo com pessoas pintadas de verde é melhor praticar virtualmente, ou  pelo menos se divertir enquanto todo o mundo vai pro inferno. Prepare os controles e os bolsos pra cinco jogos que vão salvar você e seu tédio enquanto extraterrestres explodem a casa branca.


1- X-COM: Enemy Unknown 

Quando circo pega fogo o que todo mundo precisa é uma coisa: estratégia. X-COM te ensina tudo que você deve saber em um combate urbano, as dicas mais importantes? Fique próximo dos seus companheiros, conheça a localização do inimigo e mais importante ENCONTRE UMA PAREDE PARA PROTEÇÃO. Duas coisas tornam o jogo perfeito para o treinamento apocalíptico, a primeira é que você comanda apenas um pequeno esquadrão, esqueça as bases e exércitos de Starcraft, você nunca vai chegar lá garoto, a outra parte importante é a morte permanente, quando uma unidade sua morre, ela morre pra sempre, um tanto quanto parecido com a vida real, salvo algumas exceções (Você mesmo Jesus. Você mesmo)


2 - Resistance

Ok ok ok, você não vai aprender a atirar em um videogame, mas você pode tentar (e se divertir no processo). E na matéria de FPS's alienígenas a série Resistance acerta em cheio na área do apocalipse, os invasores chamados Chimera, invadem a Terra e... ganham, bem rápido na verdade. O tom de desespero da franquia coloca ela nessa lista. Resistance 3 ganha a medalha de ouro só porque abandona aquele tom militar típico e foca em um pequeno grupo de sobreviventes no meio de toda a invasão. Ah é, eu mencionei que o jogo é sensacional? Não? Resistance 3 é sensacional.


3- Dead Space

Não chore amigo leitor, não vou deixar de colocar essa franquia na lista só porque você não vai sobreviver até o lançamento de Dead Space 3. Deixando a tristeza de lado, Dead Space nos ensinou muita coisa, a mais importante delas é preservar suprimentos e munição, consegue se imaginar cercado de cabeçonas verdes sem uma única bala? Como você pretende manter o hálito fresco? Cuidado com locais escuros, fique atento aos corpos no chão e tente não pirar como Isaac Clarke, o protagonista.


4- Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Não, eu não tive um derrame. Snake Eater não tem um apocalipse, e com certeza não tem aliens, mas te ensina algo importante nos dois casos, sobrevivência. Além de todos os assassinatos e todo o stealth da série Snake tem um outra tarefa aqui, então arregace as mangas, é hora de caçar sapos, lutar contra crocodilos e aprimorar os primeiros socorros. E se quiser saber um pouco mais sobre a fauna local disque 145,73 no seu CODEC depois de comer um sapo ou uma cobra, e ouça Para-Medic e Snake conversarem sobre sua pobre presa.



5- Day of the Tentacle

Criatividade é algo que não pode faltar em meio a um apocalipse, principalmente quando um ataque alienígena pode destruir todas as nossas tecnologias, então descubra o MacGyver dentro de você e treine com os puzzles desse brilhante point-and-click. Você pode esperar todo o humor nonsense dos adventures aqui, incluindo viagens no tempo, dominação mundial e todo o resto. Não, essa vil criatura aqui em cima não é um alien, mas um tentáculo roxo que pretende dominar o mundo chega bem perto não? De qualquer forma todos devem jogar Day of the Tentacle antes do fim do mundo, sem desculpas.

Nuclear

Bruno Marise

O medo de um apocalipse nuclear foi muito presente durante a Guerra Fria, e até hoje é uma ameaça muito preocupante. Isso foi tema de muitos jogos, uns bons, outros nem tanto. Tentamos compilar aqui alguns games que de alguma maneira possam te ensinar a sobreviver caso uma bomba atômica acabe com tudo, ou pelo menos pra ter uma noção de como vão ser as coisas se isso acontecer.



1- Série Fallout

Quando se fala em apocalipse nuclear e videogame, a primeira coisa que vem a cabeça é a franquia Fallout. O primeiro game foi lançado em 1997 no formato RPG, e uma sequência no ano seguinte. Mas Fallout começou a chamar mais atenção apenas com o terceiro jogo, lançado pela Bethesda em 2008 e se consagrou de vez com Fallout: New Vegas, dois anos depois. O game mistura o RPG dos primeiros títulos com ação em primeira pessoa, e o jogador deve sobreviver no deserto de Mojave, em Las Vegas, após um apocalipse nuclear. No modo Hardcore, o game te obriga a ter que comer e beber água o tempo inteiro para se manter vivo. Ou seja, já é um bom treinamento. Dá pra dizer que Fallout é um manual eletrônico e muito divertido de como sobreviver num planeta pós-nuclear.




2- S.T.A.L.K.E.R.

Esse talvez seja o jogo mais realista desse post. S.T.A.L.K.E.R., lançado em 2007 retrata a cidade de Prypiat, nos arredores da usina nuclear de Chernobyl, que agora sofreu um segundo desastre nuclear, devastando tudo em volta. E isso gerou anomalias físicas, como alterações na gravidade, o que proporcionou artefatos científicos valiosos, atraindo mercenários em busca deles. E você é um deles: Deve se aliar a uma das facções adversárias e explorar o ambiente para encontrar esses artefatos. Tá achando fácil? Calma lá. O desastre nuclear também gerou criaturas mutantes que vão dificultar muito sua vida de mascate científico. No jogo você possui vários equipamentos que são essenciais para sua sobrevivência na Zona (não é essa que você tá pensando), mas deve escolher com cuidado: o seu personagem não consegue carregar muito peso, o que te obriga a escolher os equipamentos, e com muito cuidado.






3- Call Of Duty: Modern Warfare 3


Seguindo os eventos do game anterior, onde a Rússia invadiu e bombardeou os EUA, em Modern Warfare 3, você deve impedir uma guerra nuclear, assumindo o papel de vários personagens diferentes na luta contra os russos que agora expandiram a guerra para a Ásia, África e Europa. Beleza, dificilmente você aprenderia alguma coisa pra sobreviver num apocalipse nuclear com esse jogo, mas ele retrata bem o que talvez acontecesse se a Guerra Fria não tivesse acabado e quais consequências possivelmente ela traria. Além de ser um jogão e o melhor da série Modern Warfare.




4- Metro 2033

Esse game tem uma trama interessantíssima e poderia ter sido muito melhor caso a jogabilidade tivesse sido mais bem trabalhada. Pra ter uma ideia, a história foi inspirada no romance russo de Dmitry Glukhovsky. Saca só: Após um ataque nuclear, a cidade de Moscou foi totalmente destruída e a população passou a viver no subterrâneo, nas estações de metrô. A superfície tornou-se inabitável, com uma atmosfera nociva e a presença de seres mutantes agressivos. Você assume o papel do jovem Artyom que deve lutar pela sobrevivência nesse cenário tenso. O ambiente do game é muito legal, você vai ver que as estações de metrô realmente têm vida, e existem vários grupos diferentes. Aqui, as munições militares são usadas como moeda de troca e você dispõe de um vasto arsenal de armas. Na hora de subir à superfície, você deve usar a máscara de gás se não quiser morrer sufocado rapidinho, mas o problema é que ela tem um filtro limitado, que necessita ser trocado o tempo todo. Ou seja: Você tem que escolher entre armamento e munição e  saúde. Dá pra ir treinando caso a mesma coisa aconteça no Brasil. Mas se pensar bem, o metrô daqui já é um caos de qualquer jeito né?






5- Mutant Football League

E para a alegria da nossa querida Gabriela Brandão, é hora da velharia! Esse jogo bizarro foi lançado pra Super Nintendo e Mega Drive, e na história durante uma partida de futebol americano, um terremoto liberou lixo nuclear na superfície do planeta, transformando todos os jogadores em mutantes. Com isso, foram criadas ligas especiais para esses jogadores especiais, com nomes bem apropriados como Midway Monsters e Screaming Evils. Outro game do mesmo estilo foi lançado, mas com Hockey ao invés de Futebol Americano. A história virou até desenho, criado em 1996 com o nome de Mutant League. (Alguns poucos vão lembrar). Seria uma alternativa bem legal caso os jogadores virassem monstros hein? Imagina uma liga especial de futebol só com mutantes!












0 comentários:

Postar um comentário