Marcadores: , , ,

Apocalipse: o que esperar e como sobreviver

É caro(a) logginer, fodeu! o fim do mundo é iminente, nos aproximamos do anunciado 21 de dezembro e, mesmo que não seja nessa data  milhões ou bilhões de anos. Mas o que pode vir? Tem como sobreviver ao que pode acontecer? O que fazer? Saiba como agir ou não em diferentes cenários apocalípticos.



Apocalipse Bíblico


Existem muitas bíblias com versões diferentes sobre o apocalipse e que vem de diferentes vertentes do cristianismo. Primeiro, a título de curiosidade, a palavra apocalipse significa "revelação divina", ou seja, um profeta escolhido por uma divindade virá revelar algo à humanidade. Por causa desta parte da bíblia (que em inglês se chama "Revelations"), que também fala sobre o fim do mundo, o apocalipse passou a ter o significado equivocado de fim do mundo... Mas dane-se vamos chamar assim mesmo XD. Vale lembrar também que a bíblia inteira é escrita de forma simbólica e profética, ou seja, podem existir muitas interpretações sobre o mesmo conteúdo. Com isto dito, o que diz o cristianismo por meio da bíblia, de forma geral, sobre o apocalipse?

Os acontecimentos, segundo o cristianismo são basicamente os seguintes:

"Cartas" às igrejas - podem ser e-mails, mensagens por inbox no face, mention no twitter ou apenas visões/aparições que levarão uma mensagem a elas (Refere-se a sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e a Laodicéia - Apocalipse 1:11).

Princípio das dores - "pequenas" catástrofes (meio estranho isso, quase o mesmo que dizer "leve tragédia") talvez uns terremotos pequenos, alguns loucos começando tiroteios em escolas, um cantor latino fazendo versões escrotas de músicas...

Abertura dos selos - grandes terremotos, eventos cósmicos (provavelmente meteoros de Pégasoooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) e a vinda dos quatro cavaleiros do apocalipse (Peste, que usa uma coroa, carrega um arco e monta em um cavalo branco; Guerra, que carrega uma grande espada Darksiders mandou oi e monta em um cavalo vermelho; Fome, que carrega uma balança e monta em um cavalo preto; e Morte, que é o mais foda de todos traz consigo o inferno, o último cavaleiro a vir monta em um cavalo cor de cadáver em decomposição).

Governo do Anticristo por 7 anos - um período que conta com um tempo inicial de paz, seguido por aflição e guerra, onde aqueles que seguem o governante devem levar sua marca, o sinal da besta (não deve ser algo simples como uma tatuagem, talvez um método parecido com o de marcar gado leia estas últimas duas palavras em voz alta e ria com o cacófato XD).

Ira de Deus em 7 etapas - fome, peste, terremoto, afinal o que é um peidinho pra quem já tá todo cagado todos que sofrerão serão os seguidores do anticristo.

Volta de Jesus à Terra - ele virá para amparar seus fiéis e para ajudar Deus com o...

Juízo Final - nome dado aos golpes mais foderosos de personagens de jogos de rpg ao dia em que Deus fará o último julgamento das atitudes dos homens, decidindo se terão a condenação eterna ou a salvação eterna.

"Renascimento" da Terra e do Céu - após a besta e todos os seus demônios serem jogados ao "Lago de Fogo" (pensava que eles vinham de lá... mas tudo bem), a Terra viverá a paz eterna e o céu será pouco diferente dela.

O que fazer?

Se você foi uma pessoa dessas que o papai noel sempre deixou na lista de bonzinhos, não se preocupe muito e siga o primeiro que disser que é Jesus, pois segundo a Bíblia, todos que o seguirem serão salvos, isso, claro, após receberem o último julgamento de Deus. Arrependa-se de seus atos malvados, reze muito e torça pra que seja considerado digno de salvação. Caso não queira ou veja que não vai adiantar, ligue o foda=se e toque o puteiro pra tentar sobreviver espere pacientemente sua senha ser chamada na sala de espera do inferno e se passar pelo terceiro círculo, o lago de lama, me procura pra gente ver se lá tem open bar.




Ameaças cósmicas



O universo guarda ainda muitos segredos, talvez ameças que sequer podemos imaginar que existam. Falemos, então, sobre as que podemos imaginar, afinal falar sobre algo que não podemos imaginar é foda complicado.

Buraco negro - 

Uma massa extremamente densa e com força gravitacional absurda, capaz de destruir uma estrela enquanto a engole. Existem poucas informações comprovadas sobre esses fenômenos, algumas teorias dizem que eles podem ser portais para outras dimensões, partes do universo ou até épocas (seja passado ou futuro), como se fossen entradas para "buracos de minhoca" ("túneis" que conectam lugares distantes). Mas é difícil dizer se algo que dá de cara com um buraco negro pode se manter inteiro para comprovar tal teoria, afinal ele tem uma força gravitacional tão grande que ele "engole" os raios de luz que passam por seu meio e deforma a trajetória dos mesmos que passam perto. 


O que fazer? Caso um desse esteja em rota de colisão com a Terra, torça para que seja verdade a teoria de ele ser um portal espaço-tempo-dimensional, se não, devido ao poder gravitacional dele, pode ter certeza que um buraco de cárie vai ter espaço mais que suficiente para servir de túmulo pra você e toda sua família.

Choque com meteoros/asteróides

"Hur-dhãr, que burro, fala que anabolizantes/hormônios vão cair do espaço pra matar todo mundo..." Isso é ESTERÓIDE, seu animal! Nada que uma boa e rápida googleada não resolva, caro. Qual é a ameaça? Você acha que o problema seria uma chuva de meteoros? Não, pode ter certeza que um grande o suficiente já seria o bastante para acabar com provavelmente toda a vida pluricelular, e talvez unicelular também, da Terra. Vale lembrar que o  meteoro da paixão... tá essa foi pesada que extinguiu os dinossauros tinha apenas 10 quilômetros de diâmetro, nada muito extremo. No dia 12/12/12, quarta-feira, o asteróide 4179 Toutatis, passou a uma distância maior que 10 vezes a distância de nossa Lua (já passou mais perto, mas asteróide é como caminhão de lixo, quanto mais distante, menos desagradável). Toutatis tem entre 4 e 5,5 km de diâmetro, o que seria o suficiente pra alterar o clima do nosso planeta, nada bom né? Agora imaginemos o pior (pior que aquele do filme "Armagedom", com Bruce Willis lembrou que a trilha sonora do filme incluía "I don't wanna miss a thing" do Aerosmith?). Cientistas já comprovaram a existência de planetas errantes no espaço, ou seja, planetas que não têm órbitas definidas em um sistema solar (geralmente eles têm uma massa equivalente à de Júpiter). Baseado nisso, alguma pessoa desocupada criou a teoria de Nibiru (Nibirus Minoris ou Planeta X), na qual um desses planetas (chamado Nibiru) estaria a caminho de nosso sistema solar e que desequilibraria o ciclo orbital de todos os planetas do nosso sistema (existe até um suposto vídeo de uma simulação dessa passagem do Nibiru), outra pessoa mais desocupada ainda levou essa teoria ao extremo, apontando a possibilidade de Nibiru ser um planeta do tamanho de nossa Lua e que ele pode se colidir com a Terra, o que não seria muito legal se acontecesse, mesmo se fosse bem menor. (Os mais interessados em teorias da conspiração vão curtir procurar mais sobre isso) 



O que fazer? Em caso de pequenos meteoros, é só esperar o pior passar, cavernas subterrâneas e abrigos nucleares podem ser boas opções de esconderijos. Se for um meteoro que pode mudar o clima do planeta, torça por duas coisas: pra que ele não caia em sua cabeça (muito importante quando se quer sobreviver) e pra que ele não altere o clima de maneira muito extrema, ou nem os melhores aquecedores/climatizadores/ar-condicionados (se é que esse plural existe) do mundo vão ajudar. Agora se for um muito grande, aproveite o tempo que resta da forma que puder ou assuma posição fetal no cantinho de algum cômodo de sua humilde... ou não residência enquanto chora e balança de um lado pro outro por ter desperdiçado sua vida miserável.


Invasão extraterrestre 


Somos uma raça inteligente, que domina tecnologia e que, não importa o quanto amemos animais ou uns aos outros, dominamos todos os seres vivos, inclusive tentamos, por muitas vezes, forçar nossos ideais na cabeça de quem tem uma opinião contrária (afinal tudo na nossa cabeça é perfeito até tentarmos colocar em prática). Talvez seja o mesmo com extraterrestres. Talvez seja pior. Se eles possuem tecnologia para se mover pelo espaço e chegar até nosso planeta (afinal eles passariam anos viajando, usariam uma tecnologia que os permita viajar à velocidade da luz ou usar/criar buracos de minhoca como foi dito acima), certamente a tecnologia militar deles será mais avançada que a nossa (já viu "Independence Day" ou variados?). "O que isso quer dizer?" Quer dizer que se dependermos apenas de nossa tecnologia para enfrentá-los, estaríamos fodidos perdidos. 

O que fazer? Eles tem uma vantagem tecnológica, mas dificilmente conheceriam nossas táticas de guerrilha: fazer o melhor uso possível das tecnologias ao nosso dispor e cansá-los psicologicamente, atingindo a moral deles, ou seja, muitos ataques certeiros com poucas baixas ajudam muito, principalmente se conseguirmos diminuir suprimentos ou seu apoio médico (jogar uns RTS pode ajudar a ter uma ideia do que estou falando).

Desastres naturais


Já viu o filme "2012"? Se sim, já deve ter uma noção do que estou falando, embora o filme seja meio drástico e irreal em muitos aspectos. O filme "O dia depois de amanhã", embora do mesmo diretor, é meio drástico e irreal demais (rajada de gelo que parece ataque do Sub-Zero? Foi mal, mas essa não dá), então nem será considerado aqui. Um dos aspectos irreais que falei, é a explosão do Parque Yellowstone, que teria, sozinha, consequências que afetariam o planeta inteiro, segundo pesquisas. Além de vulcões, tsunamis e terremotos, poderíamos ter problemas com furacões e aquecimento/resfriamento global também.

O que fazer? Considerando que as atuais placas tectônicas não rachem ou se dividam, tente sempre ficar localizado no meio dela, de preferência em terra firme e em um planalto, assim é mais provável que se possa sobreviver à maioria das possíveis catástrofes, se tiver um abrigo antibombas neste local, pode se considerar a pessoa mais sortuda da face da Terra (talvez acabe sendo uma das últimas).

Guerra nuclear


A bomba nuclear mais poderosa já fabricada (oficialmente) é conhecida como Bomba Czar (sim, é uma bomba russa), ou Rei das bombas. Ela tem uma potência de cerca de 50 megatons, ou 50 milhões de toneladas de TNT, um equivalente superior a 3 mil vezes o poder da Little Boy, a bomba que devastou Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial. Essa biribinha causaria queimaduras de 3º grau a qualquer um que estivesse a 100 km de seu epicentro, além de liberar um clarão visível a 2000 km de distância, com uma bola de fogo que podia ser vista a 1000 km do mesmo epicentro e uma núvem em forma de cogumelo com cerca de 60 km de altura e 35 km de largura. Interessante isso, pois o projeto inicial era uma bomba com 100 megatons, mas "apenas" essa de 50 foi o suficiente para fazer com que a ONU proibisse a ocorrência de mais testes com bombas nucleares. Se você lembrar os principais atritos que ocorrem hoje, como a questão palestina e os testes com foguetes "meteorológicos" que a Coreia do Norte anda realizando (não é o país do PSY, é o irmão gêmeo malvado do país dele), verá que uma guerra nuclear pode não ser tão improvável assim.


O que fazer?

Somos uma raça perseverante mas frágil. Fazemos de tudo o que podemos para sobreviver, mas podemos morrer para muitas coisas facilmente. No caso de uma guerra nuclear, não há muito o que fazer além de procurar/construir um abrigo antibombas ou de torcer para que seu país não seja um alvo em potencial (caso seja, o conselho de assumir posição fetal enquanto chora e balança de um lado para o outro também é válido).

Revolta de robôs/inteligências artificiais


É algo difícil (na minha opinião) de acontecer no momento, tendo em vista o avanço da nossa tecnologia. Nossas inteligências artificiais não são boas (ou... más?) o bastante para se rebelar contra a humanidade, o máximo que pode acontecer seria um hacker criar um super-vírus que inutilizaria todos os dispositivos com acesso à rede mundial (ou internet, talvez já tenha ouvido falar dela), causando um enorme impacto na economia global e até nos sistemas de serviços básicos como o de fornecimento de energia. Parece pouco? Enganou-se. Pense em um mundo sem água encanada, eletricidade e telecomunicações (telefones - incluindo celulares, tablets e afins - , rádio, tv e internet), voltaríamos à Idade das Trevas, com impressos (jornais e revistas) contendo poucas informações confiáveis (se sequer conseguirem continuar suas publicações).

O que fazer?

Mantenha atualizado, em seu dispositivo, o melhor antivirus que puder ter. Se mesmo assim o caos se instaurar... Se prepare, estoque mantimentos (baterias, água, comida e tudo que achar útil), faça barricadas/esconderijos em sua casa em caso de anarquia violenta e espere pela estabilização dessa merda toda.

Apocalipse Zumbi


Pode admitir, você esperava por isso. Sim, é uma possibilidade, mas vamos dar nome aos bois para evitar confusão. Existem 3 nomes para esta, digamos, "condição": Zumbi, Desmorto e Morto-Vivo.
Zumbis são todos aqueles que não agem de forma totalmente racional, não agem por vontade própria, geralmente seguem um instinto básico ou ordens de alguém (ou algo), não precisando morrer para virar um. Logo, os Ganados de Resident Evil 4 são zumbis IN YOUR FACE!!!!!. Desmortos são todos aqueles que estavam mortos e voltam à vida de alguma forma (Jesus e Goku são bons exemplos). Mortos-vivos são desmortos que necessariamente apresentam diferenças físicas e/ou psicológicas em relação a como eram antes de morrer. Ou seja: todo morto-vivo é um desmorto, mas nem todo desmorto é um morto-vivo, assim como nem todo morto-vivo ou desmorto é um zumbi. Difícil? É só pensar o seguinte: zumbis não se controlam totalmente, podem até ficar meio espertos, mas não são muito complexos em sua forma de pensar ou agir. Como exemplo, em Resident Evil 1 ao 3 e nos dois Left 4 Dead, enfrentamos zumbis, mas é mais provável que apenas nos jogos de R.E. enfrentamos mortos-vivos e desmortos; em L4D, os zumbis tem características de infectados mutantes irracionais, não necessariamente desmortos/mortos-vivos, até porque eles correm pra caralho. Zumbis podem se originar de magia negra (vudu, macumba, chame do que quiser), mutação de um vírus ou de um parasita. Um vírus como o da raiva poderia gerar, após sofrer mutação, zumbis corredores (L4D e Zumbilândia), estes seriam mais fáceis de matar, um tiro no coração já seria eficaz. Mas se forem zumbis lentos, do tipo morto-vivo, apenas com dano na cabeça, afinal o sangue deles, já coagulado, não tem grande utilidade.

O que fazer?

O modus operandi é o mesmo, independente de ser zumbi, morto-vivo ou desmorto. Calma se você assistiu ao "Zumbilândia" e leu "The Zombie Survival Guide", de Max Brooks, já é um começo. Caso não, eis o que pode ajudar:
- O ÓBVIO: se arme, não seja mordido e evite contato com fluidos (principalmente sangue) das criaturas, além de desconfiar de pessoas também (pense nisso: existem pessoas ruins em um mundo com leis, imagine em um mundo sem leis).
- evite aglomerações: cidades grandes = problema. Não ache uma boa ideia fazer de um shopping, supermercado ou derivados um forte/base. São muitas entradas pra proteger e se algo der errado e você se encontrar cercado, fodeu legal já era. Prefira fazer um plano para entrar, pegar o que puder usar e sair bem rápido.
- invista em exercícios físicos: se precisar correr ou se esforçar fisicamente de alguma forma, é melhor não ter uma pelanca balançante te atrapalhando, não acha?
- viaje leve: dane-se tablets, celulares, laptops e sua casa inteira, duas mudas extras de roupas são mais que o suficiente para levar, lembre-se que dever ter espaço para mantimentos simples, principalmente alimentos enlatados e em conserva (nada de levar forno elétrico, sacos de arroz e feijão ou bolsas térmicas), além de água, baterias e munições. Evite formar grupos muito grandes, menos pessoas = menor tempo gasto para tomar decisões.
- cuidado com sua índole e sua saúde mental: você pode ser uma pessoa boa, querer ajudar todos que encontrar, sejam doentes, crianças ou idosos, mas acredite, isso vai, no mínimo, te atrasar, tanto as pessoas quanto tentar ajudá-las, o que pode até matar você. Pense se vale a pena ajudar mesmo, se será uma adição útil, ou se é arriscado demais. Mas, claro, você pode morrer com a consciência limpa e com a certeza de que ao menos tentou salvar alguém, sendo que qualquer descuido, mesmo quando se está sozinho, pode levar a sua morte de qualquer forma. Evite usar drogas ou consumir álcool e tente dormir e comer bem (bah, moleza estes dois últimos).
- armas: além das armas de fogo que puder carregar (nada de exageros e sim, uma RPG é um exagero), leve uma arma branca, no máximo duas, prefira as de impacto como bastões pois são mais fáceis de carregar e limpar, se puder levar uma secundária, uma faca militar ou um facão está de bom tamanho, com esta arma de corte você pode enfrentar um humano qualquer, além de poder usá-la como ferramenta.
- acessórios: algumas ferramentas simples e multi-uso como canivetes suíços, facas, fósforos e lanternas ajudam muito, além de um equipamento básico para escaladas com ganchos e corda.
- HEADSHOT!: é a melhor opção contra praticamente todos os inimigos, incluindo humanos (tente não gastar munição com estes, por isso uma lâmina ou luta corporal podem ser a melhor saída). Se não funcionar em um zumbi, fuja, não insista no erro e esteja certo que ele foi revivido por magia, afinal, vírus e parasitas afetariam o cérebro do infectado, logo, um tiro lá e não teria o que ser afetado ou o que controlar o corpo.
- cuidado com a água: com mortos em tudo quanto é lugar, é difícil dizer se uma fonte de água natural ou se peixes pescados são seguros. Melhor não arriscar.

Existem muitas outras dicas para sobreviver e talvez outros tipos de fim do mundo, aqui você conferiu alguns. Acha que está faltando algo ou que tem informação errada? Então não se acanhe, comente e deixe sua opinião. XD

0 comentários:

Postar um comentário