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Nintendo desanima com fraca apresentação na E3


Eram uma da tarde, no horário de Brasília, quando um habitual brincalhão Miyamoto, rodeado por pikmins,subiu ao palco principal da E3 para a conferência da Nintendo. Contudo, nem mesmo as brincadeiras da maior mente da companhia diminuíram o desapontamento de quem esperava ser surpreendido. Afinal, surpreender é uma das principais qualidades da Nintendo.

Essa brincadeira de Miyamoto com pikmins em realidade aumentada no telão, introduziu o primeiro jogo apresentado pela empresa: Pikmim 3. O jogo nao se modifica muito, seguindo a mesma idéia de um astronauta comandando as várias plantas animadas. Mas esse primeiro vídeo já mostra um avanço da Nintendo: o avanço dos gráficos parecem muito melhores e satisfatórios.


Depois de Pikmin 3, ok. O grande porta-voz/personalidade da Nintendo, Reggie Film-Aime, toma o lugar de Miyamoto e joganuma bomba:
"Vamos apresentar 23 jogos aqui hoje"
Público vai a loucura. Agora estamos falando da maior empresa de games do planeta. Expectativa quebrada pela apresentação do Wiiverse, o universo on-line da Nintendo que englobará Netflix, YouTube entre outros aplicativos, quase como uma LIVE da Big N. Após essa breve apresentação passamos aos jogos.

O segundo game apresetado (lembrando que o primeiro foi Pikmin 3)foi New Super Mário U. Aqui também nenhuma novidade, já que o NSMU já havia sido divulgado. Mas para não dizer que não há nada novo, a Big N mostrou a interação do Wii Tablet com os outros 4 Wiimotes. O quinto jogador poderá colocar blocos na tela, uma interação tão interessante quanto o player 2 em Mário Galaxy. Ok, aguardemos coisa melhor. No mais, apenas roupas novas para o Mário.


Seguindo na apresentação, Reggie levanta que a Nintendo quer buscar de volta o público hardcore, para quem não quer apenas jogar um party com os amigos no final de semana. Bacana, já que os nintendistas que respiram games ficaram órfãos no Wii. Nesse momento, Nintendo mandou bem com a apresentaçao de Batman Arkham City Armored Edition. O gameplay mostra uma interação muito legal entre o Wii Tablet e a tv, somado com uma demonstração de gráficos fantásticos do novo console. Contudo, essa não é bem uma novidade, mas um versão exclusiva de um jogo já consolidado.


Como se essa fosse toda a pretensão de agradar ao publico hardcore, Reggie anuncia um dos jogos mais kids damempresa, mas que não deixa de ter seu valor: Scriblenauts Unlimited. Sem muita inovação, para O Wii U, o teclado passa para o tablet e o game mostra gráficos mais interessantes.

Com Scriblenauts, foram divulgados vários 3rd parties games: Darksiders 2, Aliena Colonial Mariners, Tank! Tank! Tank!, Ninja Gaiden 3: Razors Edge, Mass Effect 3, Tekken Tag Tournament 2 e Trine 2: Director's Cut. Pouca coisa interessante, com destaque apenas para Mass Effect 3.


Para o 12º game, Reggie muda novamente o foco. A veia de interesse em saúde da Nintendo volta a pulsar e em um ritmo que não agrada. Wii Fit U, um jogo que não é jogo, é apresentado como se fosse divertido. Não, fazer exercício não é divertido. A Nintendo aqui aposta em fazerem jogo apenas para o Tablet, para que se possa "jogar" e assistir à tv ao mesmo tempo por exemplo. O que não parece interessante, pois quem quer jogar, apenas quer jogar.

Na seqüência, outro fiasco. A apresentação de Wii U Sing, um karaoke que, de diferente dos demais, apenas coloca a letra no Tablet, permitindo cantar sem ser obrigado ficar virado para a tv. Aparentemente, a Nintendo considera isso um problema muito grave.


Depois dessas pequenas baixas, a conferência deu uma bela guinada e entrou em seu melhor momento. O 15º game entra no universo Lego, com Lego City. Apesar de não ser uma novidade, o jogo que mistura um GTA com adventure típico dos jogos Lego, o novo gameplay agradou bastante.


No 16 game, a Ubsoft entrou em cena. Parece que nessa E3 ela será a grande protagonista e aqui no espaço da Nintendo a produtora roubou os holofotes. No entanto, o começo foi pouco satisfatório com Just Dance U, misturando um dance parecido com o do Kinect ao Tablet que permite escolher o próximo movimento. Agradou pouco esse jogo.

Na seqüência, uma das apresentações mais interessantes: ZombieU. Um game first person terror com interatividade muito, mas muito bacana com o Tablet. Basicamente tudo que se vai fazer no jogo, utilizará essa ferramenta, desde abrir uma porta a mirar com uma sniper. Aparentemente, foi o game que mais chamou a atenção na conferencia da Big N.


Os outros jogos apresentados pela Ubsoft foram o já muito divulgado Assassins Creed III ( sem muita mudança no Wii U), Rabbids Lands, Yourshape Fitness Evolved, Sports Connections e Marvel Avengers: Battle of Earth ( um dos melhores games dos Vingadores ). Além disso, Rayman Legends também chamou muito a atenção, mas não demostra novidades.

Como se não bastasse o fraco desempenho, enquanto todos esperavam qual jogo a empresa havia guardado para o fim, a Big N ainda fechou sua conferência com Nintendo Land. Trata-se de um parque temático virtual, com uma série de pequenos minigames pouquíssimo atraentes para contar a história da empresa.

Depois de afirmar no começo que teria que correr na apresentação pela quantidade de jogos, Reggie deixou muita gente furiosa com uma explicação de 10 minutos sobre o Nintendo Land, como se falasse para crianças na primeira infância.

Nintendo 3DS

Nessa mesma apresentação, a Nintendo também colocou no telão títulos para o Nintendo 3DS, console dominado pelo Mário na E3. Sem novidades aqui também, trouxa New Super Mário 2, Paper Mário Stiker Star e Luigi's Mansion Dark Moon (na geladeira desde o Gamecube). Aqui a empresa parece fazer o mesmo que o cinema, requentar nomes consagrados utilizando o 3D.



Crítica

Desde o lançamento do Nintendo 64 que a empresa não aprende a lição. Quer ser a inovadora, pioneira, primeira no mercado, mas esquece a qualidade de seu produto. No lançamento de Mario 64, Miyamoto pediu mais tempo para terminar o game. Não, precisa estar pronto para ontem.
Hoje, parece que a Big N se mostrou despreparada novamente. Sem ter muita coisa finalizada, quer se mostrar na maior feira de tecnologia. Claro que essa é uma boa oportunidade, mas, ou ela se prepara melhor para esse evento, ou melhor que não mostre aquilo que ainda não tem. Como empresa da novidade, a Nintendo deixou a desejar. De animador mesmo nessa conferência apenas Lego e Zombie U (talvez Batman, que é um requentado).

O próprio Reggie afirmou que a Big N quer pegar de volta os gamers hardcore, mas pouco, muito pouco se apresentou nesse sentido. Qualquer esperança de recuperar esse público foi por água abaixo no momento Disney World de Nintendo Land.

Nesse mesmo contexto, a empresa deixou na mão quem quer grandiosidade e clássicos misturados. Apostando apenas no bigodudo, sem nem citar Zelda, Fox, Pokemon, Metroid entre outros, a Nintendo vem se tornando cada vez mais uma decepção.

Que nos salve a Ubisoft.

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