Marcadores: , ,

(Quase) Tudo é recuperável

As fotos da última viagem de férias. A discografia completa do Metallica. A primeira temporada inteirinha de Guerra dos Tronos. Todos nós temos os nossos “tesouros” salvos no computador, pen drive ou HD externo. Agora imagine perder esses arquivos por causa de algum acidente ou falha no sistema? O armazenamento de arquivos em dispositivos está sujeito a riscos e quem nunca perdeu nenhum documento importante ou é muito sortudo ou está prestes a ter uma infeliz surpresa. Mas calma, se você está de luto por causa de algum arquivo que se foi, saiba que nem tudo está perdido! O Comando Login traz três programas gratuitos que recuperam arquivos perdidos, deletados ou corrompidos.

O PC Inspector File Recovery ocupa cerca de 6 MB e pode ser instalado em Windows XP, 98 e 2000.
Na instalação, você pode escolher uma das cinco opções de idioma, mas infelizmente o português não é uma delas. O programa traz um tutorial indicando o que fazer para recuperar arquivos perdidos, o que facilita bastante o processo. A interface do programa é meio confusa, mas não é tão difícil de seguir as indicações. Para começar, você deve selecionar o local onde o PC Inspector deve fazer a varredura e em seguida selecionar o que quer recuperar a partir da lista que o programa vai fornecer.

O programa Recuva é uma opção mais leve e que pode ser rodado em um número maior de sistemas operacionais, desde Windows 2000 até a mais recente versão 8. Outra vantagem é que a instalação pode ser feita em português. Esse programa traz a opção "Assistente de Recuperação", que ajuda o usuário a definir o que quer recuperar. O primeiro passo é definir o tipo de arquivo que você quer recuperar, em seguida a sua localização e por último se a varredura será normal ou profunda, mais completa e que leva mais tempo. Depois do escaneamento, o Recuva fornece uma lista de opções. Os arquivos que possuírem um símbolo verde tem boas chances de voltarem sãos e salvos, enquanto a cor amarela indica que partes podem ser perdidas durante a recuperação e a vermelha alerta que os dados são irrecuperáveis. Selecionando a interface "Avançado", o usuário pode obter mais informações sobre os arquivos e uma lista completa de ações e formas de verificação.


E se você não for com a cara de nenhum desses, outra sugestão é o Eassos Recovery Free, que roda em operacionais Windows desde o XP e ocupa 3,5 MB do computador. A instalação é feita em inglês, sem outras opções, mas a interface do Eassos é tão organizada e simples que a língua não é um empecilho. Toda a procura por arquivos perdidos e recuperação acontece através de cinco passos: no primeiro, o usuário precisa escolher qual o disco que será analisado. Em seguida, qual formato de arquivo é procurado, como imagem, música, vídeo, e-mail, entre outros. O processo de escaneamento é um pouco mais demorado do que dos outros dois. A partir da lista fornecida com o fim da varredura, o usuário pode escolher quais recuperar e para onde mandá-los. O quinto e último passo é apenas esperar o processo de recuperação terminar.




Pronto! Nada como ter de volta arquivos importantes, não é? Experimente você também e compartilhe aqui no Login.

0 comentários:

Postar um comentário