No dia 6 de novembro de 2012, vulgo ano passado, a Microsoft anunciou o fim do programa que um dia você amou: o MSN Messenger. O fim do programa, que foi um sucesso na era pós-ICQ e já vinha perdendo usuários desde a popularização do Facebook, gerou comoção no mundo virtual. O serviço deveria ter sido suspenso no último dia 15, entretanto o seu deadline foi adiado para 30 de abril (no Brasil) e 8 de abril (no restante do mundo).
Bora relembrar um pouco da história do MSN?
NascimentoNo dia 22 de Julho de 1999 era anunciando um novo serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas via internet. O programa permitiria que um usuário se relacionasse com outro em ~tempo real~, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Anteriormente, já havia surgido o revolucionário
ICQ, no ano de 1996. No Brasil, o MSN rapidamente superou o "icêquê" (embora na Europa o mensageiro mais utilizado continue a ser o ICQ) tornado-se líder do segmento, sendo um dos programas mais baixados.
1ª Versão do Messenger: a versão beta era composta pelos recursos básicos e uma lista de contatos bem simplificada. O usuário podia se conectar, alterar o seu status, adicionar e deletar contatos, se desconectar e fim. Para tem acesso ao serviço, era necessário ter uma conta no Hotmail, MSN ou AOL Instant Messenger.
2ª Versão do Messenger: ainda em 1999, foi anunciado a segunda versão do Messenger. A principal novidade era a possibilidade de se customizar a aparência da janela de conversação (quem nunca mudou a cor da janela não sabe o que é ser feliz).
3ª Versão do Messenger: já em 2000 após o bug do milênio, foi lançada a terceira versão, que permitia a transferência de arquivos entre contatos. Sua principal novidade era a realização de bate-papos em viva-voz utilizando o Net2Phone, um provedor de VoIP.
Messenger 4.6: lançado em outubro de 2001 , juntamente como o saudoso Windows XP. Foi a partir desta versão que o serviço foi rebatizado de MSN Messenger, ao invés de MSN Messenger Service. As diferenças da versão ficaram por conta do visual e melhor organização de contatos. Também foi nessa versão que surgiu a possibilidade de se conversar em vídeo para felicidade da galera do chat UOL.
Messenger 5.0: apostando no novo visual, o Messenger 5 foi lançado em setembro de 2002. Com a nova interface, o ícone do MSN e o famoso bonequinho verde se tornaram mais característicos.
Messenger 6.0: esta versão foi lançada em julho de 2003, com uma variedade bem maior de emoticons nas mensagens de texto. Além disso, as imagens de exibição de fundo tornaram-se personalizáveis e a janela de conversação recebeu um upgrade, permitindo esconder a borda de menu e definir uma cor diferente para cada contato. Uma atualização lançada em abril de 2004 trouxe modificações mais notáveis: surgiu o grupo de contatos de aparelhos móveis, além de um menu específico para gerenciar contatos. Pra felicidade das mães e infelicidade dos namorados, apareceu nessa versão o histórico de mensagens.
Messenger 7: em abril de 2005, o MSN passa por sua maior modificação (ainda me lembro da felicidade em baixar essa versão). Além da interface, foram adicionados os irritantes winks, animações que invadiam sua tela e tocavam o puteiro te tiravam do sério. Essa também foi a última versão a utilizar o nome MSN Messenger. Os clipes de voz foram outra novidade surgida no MSN 7: bastava segurar a tecla F2 para gravar uma linda mensagem de voz de até 15 segundos.
Windows Live Messenger 8.0: a nova versão marcou a fusão com o "Windows Live", marca que a Microsoft almejava emplacar. Foi lançada uma nova logomarca e um novo layout, com a imagem de exibição à esquerda e uma área de informações. O nome dos contatos aparecia destacado, com a mensagem pessoal mais apagada. A partir desta versão também tornou-se possível ficar "invisível" e mesmo assim enviar mensagens offline.
Windows Live Messenger 8.5: essa versão marca o auge do comunicador. Foi a atualização que mais trouxe novidades e melhorias. Seu design foi totalmente renovado e ficou muito mais moderno, marcado por efeitos e cores mescladas. Havia também a possibilidade de escolher cores para o fundo das janelas. Entre as novidades dessa versão, destacam-se: compartilhamento de arquivos facilitado devido a criação de pastas para cada contato; barra de pesquisa dos contatos, possibilidade de definir apelidos para os contatos, agrupamento de mensagens seguidas enviadas pelo mesmo usuário, os emoticons ficaram animados.
Windows Live Messenger 2009: lançada em agosto de 2008, suas principais novidades eram a proteção contra spam, possibilidade de conectar-se em mais de uma máquina (o plugin Plus! já permitia isso em outras versões), a imagem de exibição dinâmica, sons individuais e links na área de status. A interface foi modificada novamente, agora com a criação da lista de contatos favoritos e as imagens de exibição à esquerda, com borda colorida, de acordo com o status. Sumiram os status “Volto logo”, “Em horário de almoço” e “Em uma ligação”, assim como o botão “Ir para meu espaço”.
Windows Live Messenger 2010: em junho de 2010, a nova versão veio com um conjunto de novidade. Rodando apenas no Windows Vista e 7, a nova versão possibilita a integração com várias redes sociais, como Facebook, Flickr, YouTube e MySpace. Uma das grandes mudanças (que a expansão Plus! já oferecia) era a de organizar a janela de mensagens por abas, ao invés de abrir uma para cada contato; além da possibilidade do usuário escolher para quem quer ficar offline, um eufemismo pro bloqueio.
Windows Live Messenger 2011: o Messenger 2011 foi lançado com um visual totalmente renovado e muitos recursos novos. O Painel de Redes Sociais é uma das grandes novidades, permitindo que o usuário comunique-se com a lista de contatos enquanto atualiza seu Facebook. As conversas pela webcam agora podem ser feitas em tela cheia, em alta definição, e também é possível compartilhar vídeos assim como no recurso de imagens. Esta versão o aproximou muito do Skype.
Windows Live Messenger 2012: apesar de não apresentar nenhuma mudança significante, a versão ficou marcada pelo anúncio do fim do serviço, com a migração dos usuários para o Skype, recém adquirido pela empresa de Bill Gates. O anúncio foi feito no dia 06 de Novembro de 2012. No dia 09 de Janeiro de 2013, a Microsoft comunicou que encerraria o serviço do programa no dia 15 de março, entretanto a data foi adiada para abril - dia 30 no Brasil e dia 8 no resto do mundo.
#msndayO dia 15 de março de 2013, que era previsto como o último do MSN, ficou marcado como o #msnday. A hastag se tornou um TT no Twitter brasileiro. Houve quem dissesse que sentiria falta das plaquinhas subindo infinitamente em dias de jogo de futebol e até mesmo quem confessasse que entrava offline para ver se tinha gente ~chata~ online.
A mania do MSN durou 13 anos e marcou várias gerações de internautas. Quem nunca tremeu a telinha do amigo que demorava pra responder não sabe o que é ansiedade. Agora deixa eu correr, que acho que ainda dá tempo de mandar uns winks pra galera.