Marcadores: , , , , , , ,

Um Lugar Nenhum em Londres

Estar perdido em Londres é uma coisa. Estar perdido na Londres de Neil Gaiman pode ser uma aventura fantástica e assustadora. 

"Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres-de-Cima - onde você morava - e a Londres-de-Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas." 

Lugar Nenhum (Neverwhere no original) conta a história de um Richard Mayhew qualquer, um cara nornal, com um trabalho normal e exceto pelos trolls de brinquedo ou a namorada mala, uma vida bem normal. Então, ele ajuda uma menina ferida chamada Door e, com isso, cruza a fronteira para se tornar um ninguém na Londres de Cima e mais um na De Baixo. Acompanhados de um Marquês, Richard e Door se aventuram no mundo subterrâneo - que pode ser considerado o maior personagem dentro da trama, não sendo nem do bem, nem do mal. Procurando descobrir os motivos do assassinato de toda a família, Door apresenta um mundo sem realmente apresentar para um escocês sem graça e que parece tanto surpreso quanto apavorado. Croup e Vandemar são dois assassinos que perseguem nossos protagonistas no que parece ser um jogo de quando o próximo golpe acontecerá. E o misterioso contratante dos assassinos parece estar mais disposto a brincar do que realmente a agir contra Door.

A série

A ideia inicial surgiu com Lenny Henry, procurando apresentar de uma forma fantasiosa a vida dos moradores de rua londrinos e o que poderia existir por trás dela. Com a ajuda de Neil Gaiman, a série foi transformada em seis episódios de meia hora em 1996, veiculados pela BBC 2. Recentemente, ganhou um box de aniversário de 15 anos. Richard Mayhew (Gary Bakewell) e Door (Laura Fraser) caminham pelos túneis de uma cidade que, segundo os moradores do submundo, os londrinos desconhecem. Com cabelos que realmente chamam a atenção, o personagem do Marquês (interpretado por Paterson Joseph) é, de longe, o melhor de toda a série.


O livro

Lançado pouco depois da série e com tempo para melhor desenvolver muitos aspectos da história, Gaiman reapresenta o mundo de Door, com contos dentro da própria Londres de Baixo, tornando o subterrâneo um pouco mais real para os leitores. 

Personagens de Lugar Nenhum, segundo arte de Segundus, do Deviantart. Da esquerda para direita: Richard Mayhew, Door, Marquês de Carabás, Hunter, Vandemar, Croup e Islington.

Talvez, uma opinião muito especial de quem leu o livro antes de chegar a série de TV, foi que os personagens lembravam animais. Sim, alguns são de fato seres do esgoto ou das galerias abandonadas de metrô, como os ratos. Mas tantos outros, citados a cada página, parecem cada vez mais próximos de uma daquelas horrendas criaturas de esgoto ou pântano que se vê em filmes de terror, com substâncias nada aromáticas sendo deixadas por onde passam. O Marquês, dentro da minha concepção, era um sapo pequeno e atrofiado. Croup e Vandemar poderia muito bem ser um par de crocodilos ou ferozes corvos?

O livro flui com facilidade, apesar do desenvolvimento da história ser um tanto previsível. Algumas das brincadeiras com locais e o idioma se perdem na tradução, mas isso não tira o humor negro da obra. Talvez, a melhor parte seja a descrição das qualidades dos personagens através de textos quase visuais. Croup e Vandemar, por exemplo, são descritos como tão maus quanto o barulho de unhas contra um quadro negro.

A rádio-novela

Em produção para a BBC Radio 4, a história ganha adaptação com elementos mais atuais, buscando um novo público, que não conhece nenhum dos dois originais. Com um elenco que inclui James McAvoy, como Richard Mayhew e Natalie Dormer no papel de Door, a produção foi dividida novamente em seis episódios, que estarão disponiveis online durante a semana às 18h. 

Para aqueles não tão acostumados com produções do tipo, o som e as vozes conseguem transmitir praticamente tudo do que existe em cena. O único porém é o idioma: inglês. Ah, alguns podem aproveitar para se aventurar no sotaque escocês de McAvoy (Richard Mayhew também é escocês). E quem sabe, se apaixonar pela Hunter como eu me apaixonei de novo.

Parte do elenco de Lugar Nenhum, da esquerda para direta: Benedict Cumberbatch (Anjo Islington), James McAvoy (Richard Mayhew), Natalie Dormer (Door), Sophie Okonedo (Hunter) e David Harewood (Marquês)

0 comentários:

Postar um comentário