Marcadores: , , , , , , ,

Feliciano Não Me Representa - Trending Topic


Se você estava na Terra nos últimos dias, com certeza ouviu alguma coisa sobre a duvidosa eleição do pastor Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O parlamentar que é famoso pelos comentários racistas e homofóbicos, além das sobrancelhas bem desenhadas e do cabelo cheio de gel, não foi bem aceito pelos grupos que deveria representar, as minorias. Por todo o Brasil foram organizadas passeatas e outros movimentos favoráveis à renúncia/exoneração de Feliciano.


No meio deste cenário, a galera da internet também resolveu se mobilizar. Foi assim que surgiu a campanha "Feliciano não me representa", com pessoas postando fotos e frases que envolvem o título do protesto. A proposta é que as pessoas mostrem o rosto e digam o quanto não se sentem representadas por aquele que deveria defende-los. Entretanto, em meio as fotos mais sérias, também surgiram versões bem-humoradas do protesto, e a o "Feliciano não me representa" virou um meme em questão de poucos dias. 

Há várias páginas relacionadas à campanha, tendo a primeira delas surgido no dia 10 de março. No total, essas páginas totalizam aproximadamente 34 mil curtidas. A descrição da página original diz o seguinte:
No dia 07 de março de 2013, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que é conhecido por declarações homofóbicas, racistas e contra religiões de matrizes africanas, foi eleito como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Como resposta a essa eleição, milhares de pessoas foram às ruas no dia 09 de março de 2013 protestar em diversas cidades do Brasil. Mas as manifestações não acabaram.

Uma parcela importante da população brasileira não concorda com a manutenção do deputado na presidência da Comissão de Direitos Humanos da câmara justamente pelo posicionamento que o deputado tem em relação a diversos grupos, digamos, humanos.

Se você também não concorda, mas não sabe como se manifestar, chegou a hora!

Inspirados no projeto #eusougay, criamos uma campanha virtual que tem como objetivo fazer com que nossas vozes sejam ouvidas.

E sua participação é fundamental. Basta enviar uma foto (sozinh@ ou em grupo) segurando um cartaz onde deve estar escrito “Sou (preencher com uma característica sua) e Feliciano não me representa”.

Vamos unir nossas vozes (e fotos) e fazer com que saibam de nossa insatisfação. Vamos fazer com que saibam de nossa indignação. Vamos fazer com que saibam de nosso poder!

Como participar:
1 – Tire uma fotografia com um cartaz dizendo “Sou (preencher com uma característica sua) e Feliciano não me representa”. Você pode usar o espaço vazio e preencher com toda a sua criatividade: característica física (baix@, magr@, estrábic@, saudável), característica política (marxista, militante, petista), ocupação/situação social (estudante, professor(a), desempregad@, artista), característica emocional (idealista, carinhos@, passional), posicionamento religioso (ateu/ateia, agnóstic@, católic@, evangélic@, umbandista, assembleian@), cor/raça (negro, índia), orientação sexual (homossexual, heterossexual, bissexual, assexual, pansexual), naturalidade (capixaba, amazonense, cuiaban@, nordestina), etc etc etc.
Vamos mostrar que somos muitos, diversos, plurais. E que os direitos humanos são nossos.
2 – Envie sua foto para o email felicianonaomerepresenta@gmail.com
Inicialmente as fotos serão publicadas no facebook com a finalidade de dar visibilidade à nossa insatisfação. Esperamos que você curta, compartilhe, indique e incentive amig@s a participar da campanha também.
Se você tem uma ideia para contribuir, entre em contato pelo email felicianonaomerepresenta@gmail.com
Ergamos nossas vozes (e nossa diversidade)
Desde a criação desta página, já foram compartilhadas mais de mil fotos de pessoas que aderiram à campanha, seja mostrando a própria cara ou usando um outro personagem para tal fim. Dá só uma olhada:



A questão é: o fato de a campanha ter virado um meme tira a seriedade da mesma? Em minha humilde opinião: não, não tira. O grande problema é saber os limites entre o engraçado/cômico que vá chamar atenção para o assunto e o humor desnecessário, o que até agora tem sido feito com sucesso.
As manifestações tem sido tão efetivas que a renúncia do parlamentar é tida como muito provável (e há quem estime que ocorra ainda nesta semana).

Depois de tanto pesquisar sobre o assunto, resolvi também aderir à causa:


A galera equipe do Comando Login & amigos também aderiram:
Pedro Zambon, o Lennon.

Wagner Alves, o Shakira.
Sofia Rodrigues, leitora do Comando Login

Tainá Goulart, do The Fashion T's.




E você, acha que Marco Feliciano te representa?

Quer ter sua imagem compartilhada neste post? Envie a imagem para comandologin@gmail.com informando seu nome e se você quer linkar algum blog, twitter ou facebook.

0 comentários:

Postar um comentário