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Trending Topic - Fotos Verdes



Tudo começou na semana retrasada, aquela que antecedeu a cerimônia de premiação do Oscar. Aos poucos e sem muitas explicações, centenas de pessoas de todo o mundo foram substituindo as fotos de seus perfis do Facebook e do Twitter por uma foto verde. Muitas especulações surgiram, e felizmente não se trata de nenhuma invasão alienígena e nem de uma ação pré-Saint Patrick's Day. Na verdade, o assunto é bem sério. Vamos às explicações...



Tudo corria bem na 85ª cêrimonia de premiação do Oscar que, apesar da caretice de sempre, tentava se modernizar e atrair um público mais jovem. Foi depois de várias discursos de agradecimento forçados, e apresentações que tentavam ser engraçadinhas, que o inesperado aconteceu. Em frente ao Dolby Theatre (ex-Kodak), mais de 400 pessoas protestavam contra o atual modelo predatório de negócios da indústria dos efeitos visuais (VFX - Visual Effects), que já levou à falência diversos estúdios nos últimos anos (inclusive grandes, como a Digital Domain, que anunciou sua falência em setembro de 2012).




O grande nome na área de efeitos visuais desses últimos meses foi a Rhythm & Hues, uma empresa estadunidense com 18 anos de história, premiada com 2 Oscars. O estúdio foi responsável pelos efeitos visuais de muitos dos filmes que fizeram sucesso nos últimos anos. Pra se ter ideia, dois dos filmes indicados ao Oscar de 2013 (“Django Unchained” e “Life of Pi”) eram obra da R+H, isso sem falar em outros sucessos como “Hunger Games” e “X-Men: First Class”. E, pasmem: a empresa declarou sua falência no dia 11 de fevereiro deste ano. Pois é, "Life of Pi" lucrou quase US$ 500 milhões em bilheteria e os responsáveis por praticamente TUDO no filme estão desempregados.


Fotos: Aaron Kupferman


Indicada ao Oscar pelos efeitos visuais de "A Vida de Pi", a R+H levou pra casa a tão cobiçada estatueta. Entretanto, algo no mínimo ESTRANHO aconteceu quando a equipe do estúdio foi receber o prêmio. A premiação da categoria foi apresentada pelo elenco de “Os Vingadores” que, como de costume, iniciaram uma encenação sem sal, demonstrando desrespeito sobre a importância dos efeitos visuais na indústria cinematográfica, o que rendeu um momento de silêncio no teatro. Foi quando a equipe R+H subiu ao palco para pegar o prêmio que o momento mais constrangedor aconteceu. Ao fazer o discurso de agradecimento a toda a equipe, Bill Westenhofer (supervisor da R+H) foi acompanhado pela música tema de “Tubarão”, sinalizando que seu tempo estava se esgotando (mesmo que este tenha sido perceptivelmente mais curto em relação aos demais vencedores). 

O texto do discurso é este:

The irony is not lost on any of us up here that in a film whose central premise is to ask the audience what they believe is real or not real, most of what you see is, well, it’s fake. That’s the magic of visual effects. I want to thank Gil Netter and Elizabeth Gabler and all those at Fox and Fox 2000 for realizing that sometimes it takes a risk to make something special. And LIFE OF PI was a risk worth taking. To our director, Ang Lee, you were an inspiration and you made it an incredible journey for all of us. To David Womark, Mike Malone and Tommy Fisher for making a wave tank that kept us from having to go out to the real ocean and John Kilkenny for inviting all of us to the party in the first place. To my family for all the sacrifices they made; Gabrielle, I love you so much. To my children: Christopher, Thomas, Alexander and Samantha, thank you for inspiring me every day. My mom and dad, thank you for telling me to do any crazy career choice I wanted. Finally, I want to thank all the artists who worked on this film for over a year, including Rhythm & Hues. Sadly, Rhythm & Hues is suffering severe financial difficulties right now. I urge you all to remember… 
Ironicamente, não passa desapercebido a nenhum de nós aqui em cima que, em um filme cuja premissa é perguntar a audiência se o que eles acreditam é real ou não, a maioria daquilo que vocês veem na tela, bem, é tudo falso. Essa é a mágica dos efeitos visuais. Eu quero agradecer Gil Netter, Elizabeth Gabler e todos da Fox e Fox 2000 por perceberem que as vezes é preciso arriscar para fazer algo especial. E "Life of Pi" foi um risco que valeu a pena correr. Ao nosso diretor, Ang Lee, você é uma inspiração, e fez com que isso fosse uma incrível jornada para todos nós. Ao David Womark, Mike Malone e Tommy Fisher, por fazerem uma piscina de ondas que evitou que tivéssemos que ir até o oceano de verdade, e John Kilkenny, por nos convidar para a festa. À minha família por todo o sacrifício que fizeram; Gabrielle, eu te amo muito! Aos meus filhos: Christopher, Thomas, Alexander e Samantha, obrigado por me inspirarem dia após dia. Minha mãe e meu pai, obrigado por me dizerem para seguir qualquer carreira que eu quisesse, por mais louca que ela parecesse. Finalmente, eu quero agradecer todos os artistas que trabalharam neste filme por mais de um ano, incluindo a Rhythm & Hues. Infelizmente, a Rhythm & Hues está passando por grandes dificuldades financeiras neste momento. Eu imploro que vocês todos se lembrem disso...

No momento em que iria revelar ao público as dificuldades enfrentadas e a falência do estúdio, seu microfone foi subitamente cortado. Quem acompanhava a cerimônia pela TV pode ver uma Nicole Kidman constrangida comentando algo como “Poor Thing” ("coitadinho") quando a câmera mudou seu foco.

Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott recebendo a estatueta

MAS PERA AE: O que essa história toda tem a ver com as fotos verdes nas redes socias? Elementar, meu caro leitor: as fotos verdes representam a tela do ChromaKey, equipamento essencial à industria de efeitos visuais que possibilita as maiores viagens na telona , e fazem parte do VFX Solidarity International (Solidariedade Internacional aos Efeitos Especiais), movimento divulgado no Facebook.


Pessoas do mundo todo tem demonstrado solidariedade à causa, entretanto (fazendo um parelelo com "Life of Pi") esse mar está cheio de peixes grandes, e esse protesto parece estar longe de ter um fim. Já passou da hora de valorizarem os profissionais de efeitos visuais, que basicamente dão vida ao cinema. E aí, Hollywood, como é que vai ser?

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